

Conferencistas

Angélica Lovatto
Professora Associada do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas UNESP, campus Marília-SP. Tem Pós-Doutorado em Ciência Política no PPGCP do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). É Doutora em Ciências Sociais (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp-Marília, onde é Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano (PEPO). Autora do livro A utopia nacionalista de Hélio Jaguaribe: os tempos do ISEB (São Paulo, Xamã, 2010). Integrou a Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil - Memórias Reveladas (Arquivo Nacional-RJ), de 2014 a 2016. Pesquisadora da Comissão da Verdade da Adunesp (Associação dos Docentes da Unesp). É Diretora de Publicações do IAP - Instituto Astrojildo Pereira-SP. É Editora-Assistente da Revista Novos Rumos (IAP e PPGCS UNESP-Marília). É Professora do Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). É Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq BEEMOTE - Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro (IESP-UERJ). Na área de Teoria Política, atua na linha de Pensamento Brasileiro, Na área de Relações Internacionais, atua na linha de Pensamento Latino-Americano. Na área de pesquisas sobre o trabalho, atua na linha de Crítica às teorias da pós-modernidade e suas consequências sobre a historiografia do mundo do trabalho.

Dauto João Silveira
Pós-doutor no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Sociologia Política, e Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais, ambos títulos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez estágio de doutorado de junho a setembro de 2014, na Universidad de Los Lagos, Osorno, Chile. Membro do Comitê de Sociologia da Ciência e da Tecnologia da Sociedade Brasileira de Sociologia. Membro do Grupo de pesquisa em Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade - CHTS, no PPGTE/UTFPR. Elaborou, em 2010, Perícia Técnica Especializada acerca da "cultura imaterial de São Francisco do Sul" para o Ministério Público Estadual de Santa Catarina - 1o Promotoria de Justiça de São Francisco do Sul e trabalhou como sociólogo no Projeto Ecológico Cinturão Verde na Petrobrás Transporte S. A. (TRANSPETRO) no Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, SC de 2009 a 2010. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Joinville na gestão 2010/2012 e atuou como Coordenador do Núcleo de Educação do Museu Nacional do Mar entre os anos de 2007 e 2008. Foi professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari e Brusque e Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Nildo Domingos Ouriques
Professor Titular do Departamento de Economia e Relaçoes Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde também preside o Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). Possui doutorado em Doutorado em Economia pela UNIVERSIDADE NACIONAL AUTONOMA DO MÉXICO (1995). Em 2010 gozou de licença capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e em 2013 realizou pós-doutorada na Universidade de Buenos Aires (UBA) na Argentina. Ministrou cursos sobre o pensamento crítico na Universidade Nacional de Tucuman (Argentina), na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na Universidade Bolivariana (Venezuela), na Universidade Simón Bolívar de Quito (Equador), na Universidade de Padova (Itália), entre outras tantas universidades brasileiras. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente na análise das transformações do capitalismo contemporâneo e a dependência dos países latino-americanos. Há quatro anos também desenvolve estudos sobre a relação entre o marxismo e o nacionalismo na tradição marxista européia e nos países da periferia capitalista latino-americana. Ademais, tem intensificado os estudos sobre o capitalismo dependente rentístico na América Latina e em especial, no Brasil.

Ariovaldo de Oliveira Santos
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Sociologie et Sciences Sociales - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1997). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, sindicalismo, globalização, capitalismo e mundo do trabalho. mail: ariovaldosantos1960@gmail.com ou ariovaldosantos1960@yahoo.com.br

Claudinei Luiz Chitolina
Graduado em Filosofia pela FEBE - Fundação Educacional de Brusque (1989), mestre em Fundamentos da Educação pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Filosofia pela UNICAMP - IFCH (2009) com a tese: Descartes e a demonstração da impossibilidade da reprodução mecânica da inteligência. Atualmente, é professor Assocado de Filosofia da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Paranavaí. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Filosofia, com ênfase em filosofia moderna, filosofia da mente e da linguagem, epistemologia, filosofia política, ética e ensino de filosofia

Vicente Estevãm Sandeski
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987) Especialização em Didática Aplicada a Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação do Rio de Janeiro (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR. Lotado no Campus Assis Chateaubriand.

Rodrigo Freese Gonzatto
Professor adjunto na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba. Mentor de Design no projeto Apple Developer Academy PUCPR. Doutor (2018) e Mestre (2014) em Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Especialista (2010) em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens. Bacharel (2008) em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, Porto Alegre. É professor em design de interação, hipermídia, comunicação e interação humano-computador (IHC). Co-fundador da Rede Álvaro Vieira Pinto, da Rede Design Opressão e plataforma Corais. Realiza pesquisas sobre relações de liberdade/opressão de usuários e a produção da existência por meio das tecnologias digitais. Pesquisa fundamentos teóricos e abordagens críticas de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sobre tecnologias críticas e para liberdade, orientadas a partir da fenomenologia-existencial e do materialismo histórico-dialético, e o pensamento de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire. Interesses: fundamentos teóricos em design de interação, estudos sobre usuários, criação pelo uso, tecnologias opressivas/libertárias, interfaces e ideologia, arte e tecnologia, produção da existência por meio de tecnologias digitais, pedagogias críticas, pensamento latino-americano, ficções projetuais, design crítico, tecnologias livres e jogos divergentes. Contato: rodrigo [at] gonzatto . com.

Silvano Severino Dias
Doutorando em Filosofia, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e graduação em Filosofia - Faculdades Claretianas de Batatais (1992). Foi professor na PUC Minas, como professor de Filosofia, no curso de Sistemas de Informação e, na Faculdade Católica de Uberlândia, no curso de graduação em Filosofia, e na UNIPAC Pedagogia, como professor nas disciplinas Cultura e Tradição Religiosa na Sociedade Brasileira e Metodologia do Ensino Religioso. Atua como professor-orientador de projetos da FAPEMIG. Atuou como coordenador do curso de graduação em Filosofia, do curso de Pós-graduação em Filosofia para Crianças e Adolescentes e foi membro do Conselho editorial da Revista Poros, na Faculdade Católica de Uberlândia. Há 26 anos trabalha na área da Filosofia, e desenvolveu pesquisas em diversas áreas do conhecimento, tais como: sobre a gênese da subjetividade nas filosofias modernas e contemporâneas, estabelecendo interfaces com a Psicologia, a Psicanálise e a Neurociência, assim como sobre concepções de infância. Atualmente Participa dos Grupos de Estudos sobre o Pensamento Contemporâneo e Tecnologia e Filosofia, e desenvolve a pesquisa de doutorado em Filosofia da Tecnologia.

Vanderlei Amboni
Graduação: Ciências de 1 Grau, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari - FAFIMAN (1985); História, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990). Especialização: Ciências Sociais (1997); Gestão e Formulação de Política Pública (2006), ambas cursadas na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestrado: Educação, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2002). Doutorado: Educação, pela Universidade Federal de São Carlos Campus de São Carlos - UFSCar (2014). Docente permanente dos programas de pós-graduação PROFHISTÓRIA e História Pública; Docente na graduação em História, na Universidade Estadual do Paraná. Pesquisador sobre Ensino de História na escola do MST; Cidade Medieval (Séculos XI-XIV); Educação e Escola do MST Paraná; Pedagogia Socialista Soviética [1917-1930] e estudos sobre o pensamento de Álvaro Vieira Pinto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC), da UFSCar e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Diversidade do Campo (GESPEDIC), da UNESPAR - Campus de Paranavaí.